Avião em situação de emergência já aterrou em Beja

Avião tinha descolado de Alverca com seis pessoas a bordo após ter sido reparado e ficou sem instrumentos quando estava no ar. Depois de ter sido descartada a hipótese de amaragem no rio Tejo, aparelho foi escoltado até Beja por dois F16

O avião da companhia do Cazaquistão Air Astana que declarou emergência às 14h40 logo após ter descolado da pista de Alverca, Lisboa, já aterrou em segurança na base aérea de Beja. O avião começou a fazer uma navegação errática, sem controlo aparente, pouco depois de ter levantado voo. A situação de emergência foi confirmada pela NAV (Navegação Aéra de Portugal) logo após as primeiras notícias.

O aparelho, um Embraer, estava com seis pessoas a bordo e acabou por ser escoltado por dois F16 da Força Aérea Portuguesa.

Após ter sido estudada a hipótese de amaragem no rio Tejo, que segundo vários especialistas seria muito arriscada – sobretudo dadas as condições meteorológicas que se fazem sentir hoje na capital -, foi decidido que o mais seguro seria uma aterragem na base aérea de Beja.

Ainda não foi possível perceber quais os problemas que levaram a tripulação a declarar Mayday, ou seja, estado de emergência.

No site Flyradar24 foi possível acompanhar a rota da aeronave que estava a vermelho – em direção ao alto Alentejo sempre em direção a Beja, mas às 15h07, junto à barragem do Alvito, o seu rasto desapareceu.

Durante a viagem até ao Alentejo, o avião terá perdido combustível para que garantir mais segurança na hora de aterrar.

Poucos minutos depois chegou a confirmação de que a aeronave, que tinha sido alvo de uma manutenção em Alverca, acabou por aterrar em segurança.