Chuva dá tréguas depois de fim de semana de mau tempo

As previsões para esta segunda-feira apontam para céu limpo a partir da tarde

Chuva dá tréguas depois de fim de semana de mau tempo

A chuva que este fim de semana provocou vários estragos e inundações não veio para ficar. Esta segunda-feira, segundo as previsões do Instituto Português da Atmosfera (IPMA), espera-se céu pouco nublado ou limpo a partir do início da tarde.

Apesar de a manhã começar cinzenta, com céu muito nublado na região sul e no interior da zona centro, para a parte da tarde está prevista uma aberta. “Hoje ainda há probabilidade de ocorrência de aguaceiros fracos, mas serão pontuais e no litoral durante a manhã e no sotavento algarvio, mas de um modo geral serão fracos, se ocorrerem na Serra da Estrela (que é pouco provável) serão de neve. O Vento vai soprar fraco do quadrante norte moderado a partir da tarde nas terras altas e de manhã neblinas ou nevoeiros matinais”, disse Bruno Café, meteorologista do IPMA, à Lusa.

“Para terça-feira já se prevê um dia de céu pouco nublado ou limpo, prevendo-se uma maior nebulosidade na região sul, neblinas ou nevoeiros matinais, mas não se prevê precipitação. De um modo geral nos próximos dias não vai haver precipitação”, acrescentou.

Apesar da chuva parar, a temperatura vai continuar a descer. Está prevista uma descida acentuada da temperatura mínima entre os 7 e os 9 graus. A temperatura volta a subir gradualmente já na terça-feira.

Este domingo a chuva provocou inundações e quedas de árvores. Lisboa e Setúbal foram os distritos mais afetados, tendo registado 400 inundações em casas e estradas, avança a Autoridade Nacional da Proteção Civil (ANPC).

“Os valores de quantidade de pluviosidade ainda não foram validados, mas no domingo tivemos máximos acumulados em 24 horas na Pampilhosa da Serra (Coimbra) de 152,7 milímetros. Isto foi um extremo. Mas, de um modo geral, nas nossas estações os níveis de maior pluviosidade acumulada situaram-se entre os 60 e os 68 milímetros”, disse o meteorologista.

No caso de Lisboa, tendo em conta que “por ano temos mais ou menos 600 milímetros acumulados”, a precipitação caiu no domingo corresponde a 10% do total. “Só aí já vemos que foi muita precipitação”.