Infarmed alerta para medicamentos com metamizol

Em Portugal os medicamentos comercializados que contêm matamizol são o Nolotil, Dolocalna e Merazimol Cinfa. Estes medicamentos são, segundo o Infarmed, utilizados no tratamento da dor e febre

O Infarmed alertou esta quarta-feira para o uso de medicamentos para as dores com metamizol, como o Nolotil, uma vez que podem provocar efeitos secundários graves.

A recomendação surge depois da Autoridade para o Medicamento Espanhola alertar para  medicamentos com metamizol, na sequência da morte de 10 britânicos que compraram o medicamento em Espanha.

Em Portugal os medicamentos comercializados que contêm matamizol são o Nolotil, Dolocalna e Merazimol Cinfa. Estes medicamentos são, segundo o Infarmed, utilizados no tratamento da dor e febre.

"A utilização de medicamentos contendo esta substância [metamizol] pode causar uma reação adversa — a agranulocitose [doença aguda do sangue caracterizada pela falta ou acentuada redução de glóbulos brancos] – que, apesar de grave, é muito rara", explica a autoridade.

"Em Portugal foram notificados ao sistema de farmacologia, entre 2008 e 2018, um total de 11 casos de agranulocitose potencialmente associados à utilização de metamizol, com uma frequência de um a dois casos por ano (o que se encontra dentro da frequência expectável de uma reação rara)".

Para minimizar os riscos associados ao consumo de medicamentos com metamizol, o Infarmed recomenda que o uso seja restrito a um período temporal – máximo de sete dias – e a monitorização através dos valores do hemograma se for por mais tempo.

"Estes medicamentos não devem ser utilizados em doentes com reações hematológicas prévias ao metamizol, em tratamento com imunossupressores ou outros medicamentos que possam causar agranulocitose. Deve ser tida particular atenção à prescrição destes medicamentos em doentes idosos", refere.

Aos doentes a quem foi prescrito metamizol, o Infarmed recomenda que não devem interromper o tratamento e que deve ser consultado o médico no caso de sintomas de discrasia sanguínea.

"Estes medicamentos mantêm uma relação benefício-risco positiva, desde que, sejam cumpridas todas as condições, incluindo as indicações de uso do metamizol", acrescenta o comunicado.