IPMA coloca ilhas das Flores e Corvo sob aviso vermelho devido à agitação marítima

São esperadas ondas de 11 metros de altura

Devido à passagem da depressão Carlos, o Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA) elevou, esta quinta-feira, para vermelho o aviso relativo à agitação marítima nas ilhas das Flores e Corvo, no arquipélago dos Açores, a partir de sexta-feira.

De acordo com um comunicado do IPMA, citado pelo Correio da Manhã, o aviso vermelho vai vigorar entre as 06h00 locais de sexta-feira e as 00h00 de sábado. Estão ainda previstas ondas de noroeste até 11 metros de altura.

"A depressão Carlos, com um sistema frontal associado, encontrava-se às 07h00 locais desta quinta-feira centrada a norte [do arquipélago, devendo provocar] um aumento da intensidade do vento e da agitação marítima, bem como precipitação por vezes forte em toda a região", refere o IPMA.

A meteorologista Vanda Costa, da delegação do IPMA nos Açores, no comunicado, acrescenta ainda que está previsto "vento do quadrante oeste com rajadas da ordem dos 110 quilómetros por hora a partir da tarde de hoje até à madrugada de sexta-feira nas ilhas dos grupos ocidental e central (Terceira, São Jorge, Pico, Graciosa e Faial) e a ocorrência de precipitação por vezes forte, em todo o arquipélago, com a passagem da superfície frontal fria".

O Serviço Regional de Proteção Civil e Bombeiros dos Açores já emitiu um alerta a recomendar que sejam tomadas medidas de autoproteção.