Costa garante que “Governo não sabia” dos riscos na pedreira de Borba

O primeiro-ministro disse, ao início desta tarde, que o Governo não tinha conhecimento dos riscos inerentes às pedreiras de Borba. 

Costa garante que “Governo não sabia” dos riscos na pedreira de Borba

O chefe de Estado, e declarações à imprensa, recusou fazer qualquer comentário "sobre matérias que devem ser apuradas no seu devido tempo" e que aquilo que compete ao Governo neste momento "e só o licenciamento, a fiscalização e o funcionamento de pedreiras".

Além disso, o primeiro-ministro relembrou que "é por isto que foi ordenada uma inspeção para ver se na atividade da Direção-geral de Geologia e Minas houve alguma falha" e que relativamente a outras entidades, "não compete naturalmente ao Governo estar a tirar ilações".

Costa disse ainda que a Direção-geral de Geologia e Minas "fez já declarações públicas dizendo que tinha dados que não indicavam risco relativamente aquela situação. O risco manifestamente verifica-se que existia e por isso foi ordenado um inquérito para apurar se houve alguma falha de procedimento". 

Recorde-se que esta quarta-feira, o Governo pediu uma inspeção ao licenciamento, exploração, fiscalização e suspensão de operação nas pedreiras situadas na zona de Borba.