Lisboa. Novo passe permite uma poupança de mais de 100 euros mensais por pessoa

A partir de abril de 2019, os 18 concelhos da Área Metropolitana de Lisboa terão um passe único, no valor máximo de 40 euros

A partir de abril de 2019, os 18 concelhos da Área Metropolitana de Lisboa terão um passe único, no valor máximo de 40 euros. Com este preço, é possível obter uma poupança que, para milhares de passageiros, pode ultrapassar os 100 euros mensais. 

O novo passe único permitirá ainda simplificar o complexo sistema de títulos de transporte, que atualmente tem cerca de duas mil combinações possíveis.

Os pormenores sobre o novo passe ainda estão a ser ajustados, mas espera-se que beneficie grande parte dos utentes da Área Metropolitana de Lisboa. Deixa apenas de fora os casos em que o passe já custa menos de 40 euros, como os de quem apenas faz deslocações dentro da capital. 

Segundo o presidente da Câmara de Lisboa, Fernando Medina, citado pela Lusa, o objetivo do novo passe é também reduzir o número de carros que entra diariamentre em Lisboa e promover o transporte público como transporte de eleição.

A medida foi aprovada no dia 17 de outubro pelos presidentes das 18 câmaras da Área Metropolitana de Lisboa e inclui também a criação de uma empresa única de transportes em todos os 18 concelhos, com a marca "Carris Metropolitana", e a compra de mais autocarros.