Depressão ‘Diana’ está a caminho dos Açores

Esperados ventos fortes e agitação marítima

De acordo com o Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA), para a próxima terça-feira está prevista a passagem da depressão ‘Diana’ a oeste do arquipélago dos Açores.

Através de um comunicado, o IPMA indica que está prevista que a depressão deve afetar o arquipélago a partir das 18h00 de amanhã, segunda-feira, no grupo Ocidental, estando previsto “vento forte com rajadas que se irão intensificando”, e que podem atingir os 130 quilómetros/hora durante o dia de terça-feira. Além disso, está também prevista agitação marítima forte, com ondas que poderão atingir os nove metros.

Já para a meia noite de terça-feira, prevê-se que a depressão provoque "um aumento significativo da intensidade do vento e da agitação marítima em toda a região, particularmente nas ilhas dos grupos Ocidental e Central”.

Para o grupo Central, é esperado, pelas 09h00 de terça-feira, vento forte com rajadas que podem atingir os 120 Km//h.

O grupo Oriental será o menos afetado pela depressão ‘Diana’, “pelo que ainda não se prevê, segundo os critérios de emissão de avisos, necessidade de emissão de qualquer aviso”, explica o IPMA.

“Uma depressão, em fase de cavamento, denominada ‘Diana’, deverá condicionar o estado do tempo a partir de segunda-feira, 26 de novembro, com um aumento significativo da intensidade do vento bem como da agitação marítima nas ilhas dos grupos Ocidental e Central”, refere o comunicado do IPMA.