Morreu o antigo presidente americano George Bush

Bush tinha 94 anos e já tinha estado internado em 2018.

O 41º presidente americano cumpriu apenas um mandato, entre 1989 e 1993. Foi ele a declarar oficialmente o fim da Guerra Fria e a travar a primeira Guerra do Golfo contra o regime de Saddam Hussein no início da década de 90.

A popularidade subiu então em flecha só que uma breve mas feroz recessão nas eleições seguintes valeu-lhe a derrota para Bill Clinton. George Bush morreu esta sexta-feira pouco depois das 22h00, oito meses depois de a mulher Barbara ter partido.

O antigo presidente sofria de Doença de Parkinson. Republicano, era um piloto condecorado que combateu na Segunda Guerra Mundial, tendo o seu avião sido abatido no Pacífico em 1944.

Além de um herói da Segunda Guerra Mundial, foi congressista do Texas, diretor da CIA e vice-presidente de Ronald Reagan, o presidente a quem sucedeu. Dois dos seis filhos seguiram-lhe o rasto.

Contra as expectativas (e desejos familiares), foi George W. Bush e não Jeb a ocupar em Casa Branca, oito anos depois de o pai ter saído. Esteve em Portugal em 2006 na tomada de posse de Cavaco Silva como Presidente da República. 

Por estar hospitalizado, George Bush faltou à cerimónia de tomada de posse de Donald Trump em janeiro de 2017.