Bombeiros deslocam-se para a Câmara Municipal para entregar carta a Fernando Medina

Bombeiros profissionais estavam concentrados desde as 14h30 de hoje na Praça do Comércio, em Lisboa.

De acordo com os sindicatos que organizaram o protesto de hoje, os bombeiros profissionais dirigem-se para a Câmara Municipal de Lisboa para entregar uma carta ao presidente Fernando Medina, com o objetivo de o sensibilizar para o problema que está relacionado com as propostas do Governo sobre o estatuto profissional e o regime de aposentação, escreve a Agência Lusa.

Recorde-se que durante o protesto, que começou por volta das 14h30 desta segunda-feira, viveram-se alguns momentos de tensão. Os bombeiros quebraram a barreira de segurança policial que estava montada no local, junto ao Ministério da Administração Interna, em Lisboa.

Depois de momentos conturbados, a PSP viu-se obrigada a reforçar o dispositivo de segurança para acalmar os ânimos. De acordo com a TVI24, os bombeiros veem a presença da polícia como uma afronta.

O protesto foi convocado pelo STML e pelo Sindicato dos Trabalhadores da Administração Local (STAL). Juntaram-se ainda a Associação Nacional dos Bombeiros Profissionais (ANBP) e o Sindicato Nacional dos Bombeiros Profissionais (SNBP).

Em causa está uma proposta aprovada pelo governo a 25 de outubro – que implementa um novo estatuto profissional para regular a carreira especial de sapador bombeiro e de oficial sapador, prevendo assim uma redução salarial.

{relacionados}