Infrestruturas de Portugal proíbe circulação em nó do IC2 em Rio Maior por motivos de segurança

Empresa emitiu comunicado

A circulação automóvel no nó de Rio Maior do IC2, que liga à antiga Estrada Nacional 1, foi proibida esta quarta-feira pela Infraestruturas de Portugal (IP). Em causa está a instabilidade no talude decorrente de uma exploração de areia.

A empresa informou, através de um comunicado, que, após uma monitorização, foram identificados "sinais de instabilidade no talude localizado junto ao ramo de ligação do IC2 à antiga EN1 no Nó de Rio Maior"  devido “às condições climatéricas adversas que foram sentidas recentemente".

Desta forma, a circulação foi proibida para "garantir as condições de segurança" na via.

Para aceder a Rio Maior, a Infrestruturas de Portugal sugere, como percurso alternativo, a partir do IC2, o nó de Asseiceira, no sentido Alcoentre/Rio Maior, e o nó do Alto da Serra, no sentido Leiria/Rio Maior.

Segundo Isaura Morais, presidente da Câmara de Rio Maior, citada pela agência Lusa, o mesmo nó foi encerrado há dois anos, tendo sido depois reaberto de forma condicionada.

Segundo a autarca, na altura a IP lançou os procedimentos para que fosse realizado um projeto de intervenção que ainda não foi executado.

Contactada pela Lusa, a IP referiu que "está programada a execução de uma intervenção já no início de 2019" e que o desenvolvido "revestiu-se de maior complexidade, requerendo a necessidade de se efetuar estudos geotécnicos e de prospeção específicos de acompanhamento, tendo em vista a conceção de uma solução definitiva".

A empresa acrescentou ainda que "irá manter a monitorização desta situação, sendo que a reposição da circulação apenas irá ocorrer se forem verificadas boas condições de segurança".