Contas da luz podem baixar em janeiro

Descida pode representar poupança mensal de 1,5 euros

O Governo aprovou uma transferência de mais 189 milhões de euros para o sistema elétrico, segundo um despacho já enviado à Entidade Reguladora dos Serviços Energéticos (ERSE), o que irá permitir que as tarifas da eletricidade das famílias baixem 3,5% em janeiro.

Esta diminuição, a ser anunciada, representa uma poupança média para as famílias portuguesas, que estão em mercado regulado, de 1,5 euros por mês, adianta o Expresso. Nas regiões autónomas da Madeira e dos Açores a descida será de 0,6%.

Sublinhe-se que a ERSE tem até 15 de dezembro para divulgar as tarifas para 2019, sendo que a sua proposta, divulgada em outubro, previa que as tarifas de eletricidade subissem 0,1% para os consumidores domésticos.

A nova previsão que agora aponta para uma descida resulta do reforço da receita da Contribuição Extraordinária do Setor Energética (CESE), levado a cabo pleo governo.

Recorde-se que este ano, em janeiro o preço da eletricidade recuou 0,2% face a 2017, naquela que foi a primeira descida desde 2000.