Projeto de compostagem em Lisboa já conta com a participação de 900 pessoas

Projeto começou em maio 

Dois munícipes de Lisboa decidiram aderir a um projeto da Câmara Municipal que visa incentivar à compostagem. O objetivo deste programa é reduzir a produção de lixo biodegradável.

O projeto Lisboa a Compostar teve início em maio. Passados seis meses já conta com a participação de 900 pessoas, revelou Filipa Penedos, diretora municipal da Higiene Urbana à Lusa.

“Tem sido um sucesso, dos 900 compostores entregues só três munícipes desistiram. A meta é, em 2020, ter entregue quatro mil compostores, ou seja, quatro mil famílias em Lisboa a compostar e a contribuir para a diminuição dos resíduos biodegradáveis que entregamos na incineradora”, afirmou.

Segundo Filipa Penedos por dia, a capital encaminha para as incineradoras “850 toneladas de resíduos, das quais 240, valor estimado, são de resíduos biodegradáveis, por isso, quanto mais compostamos, menos entregamos à incineradora”.

Além dos compostores domésticos, foram já instalados quatro compostores comunitários. Filipa Penedos disse ainda que será construído um quinto compostor na Quinta Pedagógica dos Olivais “pela componente de sensibilização e pedagogia já que é um grande número de crianças que o espaço recebe diariamente”. “E sabemos que as crianças são um grande veículo para a sensibilização ambiental e para em casa forçarem os pais a seguirem boas práticas”, completou.