PSP suspende folgas para as manifestações dos “Coletes Amarelos”

No entanto a ASPP/PSD critica o facto de não estar prevista a reposição dos descansos dos agentes no despacho

PSP suspende folgas para as manifestações dos “Coletes Amarelos”

As manifestações marcadas para dia 21 de dezembro, no âmbito do movimento “Coletes Amarelos”, vão colocar a PSP de prevenção. São esperadas “manifestações de grandes dimensões em todo o país e mandam as regras do bom senso ter pessoal operacional”, disse o intendente Alexandre Coimbra, porta-voz da Direção Nacional da PSP, à Lusa.

Tanto as folgas como os créditos de horários dos efetivos da PSP foram suspensos devido à marcação dos protestos inspirados nos “Coletes Amarelos” franceses. Em França as manifestações contra o elevado custo de vida, realizadas nas últimas semanas, transformaram-se em confrontos violentos.

Para prevenir que a situação se repita em Portugal, a PSP está a reunir-se com os promotores dos protestos "para assegurar que tudo irá decorrer dentro da normalidade, não estando ainda definido o contingente nem os meios a serem utilizados".

Apesar do porta-voz da Direção Nacional da PSP ter afirmado que as folgas e créditos horários suspensos serão repostos, a Associação Sindical dos Profissionais de Polícia (ASPP/PSP) alerta que essa informação não está mencionada no despacho. "Tratando-se de um protesto onde a PSP terá de ter uma especial atenção em prol da segurança das pessoas e bens, mas também da garantia de que todos os cidadãos poderem exercer todos os seus direitos de manifestação, compreendemos, obviamente, o teor do despacho. No entanto a ASPP/PSP lamenta que o documento não mencione que a instituição PSP irá garantir os direitos dos Polícias, compensando-os pelo seu trabalho em hora de folga ou descanso", refere a associação em comunicado.

"Uma vez que profissionais da PSP estão obrigados a cumprir um dia de trabalho no seu dia de descanso semanal obrigatório, a ASPP/PSP entende que deve ser atribuído a todos os Polícias nessa condição, a reconhecida compensação, mediante a atribuição do respetivo Suplemento de Piquete", acrescenta.

Ao não estar mencionado a reposição das folgas e créditos horários, a ASPP/PSP considera que os agentes irão ser “duplamente prejudicados uma vez que ficarão sem folga e sem a devida compensação, ao contrário do previsto no Estatuto Profissional em vigor”. A situação já foi alertada à Direção Nacional da PSP através de um ofício enviado pelo sindicato.