Helicóptero da Força Aérea levantou duas horas depois do alerta do acidente em Valongo

Helicóptero era responsável pelas buscas da aeronave do INEM

O helicóptero da Força Aérea responsável pelas buscas da aeronave do INEM, que caiu em Valongo no último sábado, descolou do Montijo quase duas horas depois de ter tido conhecimento do acidente.

Segundo um comunicado da Força Aérea, citado pela Lusa, "a NAV [Navegação Aérea de Portugal] informou que o Helisul 203 "callsign" do helicóptero do INEM, em operação na zona de Valongo, não reportava posição há algum tempo”, pelas 19h40. Contudo, o helicóptero da Força Aérea só levantou voo do Montijo pelas 21h35.

"O Centro de Busca e Salvamento de Lisboa (RCC Lisboa), da Força Aérea, contactou então a Autoridade Nacional de Proteção Civil (ANPC) que informou não ser conhecedora de qualquer ocorrência", refere o mesmo comunicado.

A força militar relata ainda ter realizado outros contactos, entre eles com a GNR de Baltar  "que informou não ter conhecimento de qualquer ocorrência" e com a GNR de Massarelos, "mas o telefone estava indisponível".

Também o Comando Territorial da GNR do Porto, contactado,  informou “que não haveria conhecimento de qualquer ocorrência".

O Centro de Busca e Salvamento fica a saber através da GNR que um popular dizia "ter ouvido um barulho estranho".

Pelas 20h14, a Força Aérea altera o estado de prontidão do helicóptero de 25 minutos para 15 minutos em preparação para ativação.

Por volta das 20h26, a ANCP informa a Força Aérea que um popular relatou ter ouvido um estrondo entre a a Serra de Pias e a Serra de Santa Justa.

O próprio Centro de Busca e Salvamento entra em contacto com o popular e este diz que viu passar o helicóptero e que de seguida ouviu um estrondo.

Segundo a mesma nota, pelas 20h37, o Helicóptero EH-101 Merlin em alerta na Base Aérea N.º6 — Montijo é ativado e a ANCP é informada que a Força Aérea vai enviar um EH-101 para a área de operações.

A informação sobre as últimas coordenadas SIRESP do telemóvel do piloto comandante do Helisul é dada às 21h33, sendo que dois minutos depois, o EH-101 Merlin descolou do Montijo em direção à zona de operações.

Já em operação na zona de Valongo, o helicóptero dirige-se para o aeroporto Francisco Sá Carneiro, no Porto, devido às condições meteorológicas adversas.

Pelas 01h44 de domingo, a ANPC informou a Força Aérea que pelas 01h29 foram localizados os destroços da aeronave do INEM e às 03h12 o helicóptero da Força Aérea descolou do Porto em direção ao Montijo.

Recorde-se que, a queda de um helicóptero do INEM, no último sábado, causou a morte dos quatro ocupantes.

O ministro da Administração Interna determinou à Proteção Civil a abertura de um "inquérito técnico urgente" ao funcionamento dos mecanismos de reporte da ocorrência e de lançamento de alertas relativamente ao acidente.

{relacionados}