Bombeiros profissionais iniciam greve já esta terça-feira

Os Sapadores de Lisboa iniciam a paralisação já na noite desta terça-feira

Inicia-se na próxima quarta-feira uma greve dos bombeiros profissionais que se irá prolongar até 2 de janeiro, sendo que os Sapadores de Lisboa iniciam a paralisação já na noite desta terça-feira. Em causa estão as propostas do Governo sobre estatuto e aposentação.

A greve começa pelas 20h00 desta terça-feira em Lisboa, hora em que se inicia o turno, no Regimento de Sapadores de Bombeiros. Está prevista uma concentração de bombeiros, com a presença dos dirigentes sindicais, no Quartel da Graça e nas instalações dos bombeiros na avenida D. Carlos I. A greve foi antecedida em Lisboa por uma questão de mudança de turno.

A paralisação, convocada pelo Sindicato dos Trabalhadores do Município de Lisboa (STML) e pelo Sindicato dos Trabalhadores da Administração Local (STAL), engloba todos os bombeiros profissionais a prestar serviço nas corporações da administração local – sapadores e municipais – e começa às 00h00 de quarta-feira.

De acordo com os sindicatos, o objetivo desta greve é "reverter decisões e opções políticas que de forma inédita agravam a vida e o trabalho de milhares de bombeiros profissionais".