Disney acusada de colonialismo e de roubo por causa de Hakuna Matata

“A Disney não pode registar algo que não inventou”

“Hakuna Matata!”, até pode ser “fácil de dizer”, mas afinal nem sempre os “problemas são para esquecer”. Que o diga a Disney que está a ser acusada de colonialismo por ter registado a expressão, imortalizada pelo filme O Rei Leão.

A Disney quer registar a expressão, que significa "sem problemas", com origem suaíli, dialeto é falado em zonas do Quénia, Tanzânia, Uganda e na República Democrática do Congo.

A Disney registou os direitos pelo uso da frase em 2003, mas agora uma petição, assinada por mais de 50 mil pessoas, acusa a gigante norte-americana de “colonialismo” e de “roubo” e pretende que o registo seja revogado ainda antes da estreia do remake de O Rei Leão.

O criador da petição Shelton Mpala acusa a empresa de apropriação. "A Disney não pode registar algo que não inventou", escreveu.

Sublinhe-se que ‘Hakuna Matata!’ É uma expressão popular em todo o leste de África, onde são vendidos milhões de artigos relacionados com a frase, sendo que o registo da Disney condiciona o comércio e o lucro legal do uso destas duas palavras.