GNR deixa alguns alguns conselhos para um Natal tranquilo

Nos próximas dias vai decorrer a operação ‘Natal Tranquilo’

A Guarda Nacional Republicana (GNR) vai intensificar a partir desta sexta-feira, 21 de dezembro, o patrulhamento rodoviário para as vias de maior tráfego nesta altura do ano. A operação, denominada ‘Natal Tranquilo’, vai decorrer até ao final da próxima quarta-feira, dia 26 de dezembro, em todo o país.

Em comunicado, a GNR assegura que estarão nas ruas nos próximos dias mais de 1400 militares da Unidade Nacional de Trânsito e dos Comandos Territoriais. O objetivo “é prevenir a sinistralidade rodoviária, garantir a fluidez do tráfego e apoiar todos os utentes das vias, no sentido de lhes proporcionar uma deslocação em segurança”.

Durante a operação, a força de segurança refere que terá “especial preocupação” com os comportamentos de risco dos condutores, como por exemplo: manobras perigosas, correta sinalização e execução de manobras de ultrapassagem, de mudança de direção e de cedência de passagem, utilização indevida do telemóvel, ao excesso de velocidade, à não circulação na via mais à direita em autoestradas e itinerários principais e complementares e à incorreta ou a não utilização do cinto de segurança ou dos sistemas de retenção para crianças.

A GNR deixa ainda alguns conselhos para que este seja um verdadeiro “Natal Tranquilo” nas estradas, entre eles o planeamento cuidado das viagens, o descanso antes de conduzir e paragens para descansar ou evitar manobras que possam resultar em embaraço para o trânsito ou contribuir para a ocorrência de acidentes.