PJ detém casal por tráfico de recém-nascidos no Porto

Crimes decorreram entre 2011 e 2017

A Polícia Judiciária (PJ) indicou esta quinta-feira em comunicado que deteve duas pessoas suspeitas de tráfico de crianças recém-nascidas.

“A Polícia Judiciária, através da Diretoria do Norte, em inquérito titulado pelo DIAP-Porto, no cumprimento de mandados de detenção judicial, procedeu à identificação e detenção de uma cidadã estrangeira e de um cidadão nacional, indiciados da prática de quatro crimes de tráfico de seres humanos, concretizados na alienação de crianças recém-nascidas, bem como de igual número de crimes de falsificação de documentos autênticos”, refere a PJ.

Os suspeitos, que mantêm uma relação há cerca de dez anos, são uma pasteleira, de 41 anos, e um construtor civil, de 45 anos, residentes na área do Porto e Vila do Conde.

Os crimes, que decorreram entre julho de 2011 a 2017, consistiram na entrega de quatro recém-nascidos, mediante pagamentos monetários e outras contrapartidas, a cidadãos que residiam na Europa.

Segundo a PJ, foram recolhidas várias provas contra o casal durante buscas domiciliárias efetuadas na última quarta-feira. A investigação estava em curso há vários meses.

“Os dois detidos vão ser presentes à autoridade judiciária para primeiro interrogatório judicial e aplicação de medidas de coação tidas por adequadas”, conclui a PJ.