Marcelo recorda Catalina Pestana como “uma mulher que marcou a luta pelos direitos das crianças”

Antiga provedora da Casa Pia morreu na última noite

Marcelo Rebelo de Sousa relembrou este sábado Catalina Pestana, que morreu na última noite, como uma mulher “que marcou a luta pelos direitos das crianças em Portugal”.

“O Presidente da República apresenta as suas sentidas condolências à família de Catalina Pestana nesta hora de luto, recordando a vida de uma mulher que marcou a luta pelos direitos das crianças em Portugal”, lê-se na nota partilhada no site da Presidência da República.

Marcelo recordou que Catalina Pestana “foi a primeira mulher a assumir a direção da centenária Casa Pia de Lisboa, num dos momentos mais difíceis que a instituição atravessou”.

“Catalina Pestana, professora e cuidadora, nunca desistiu de combater pelas causas em que acreditava, nomeadamente a defesa das crianças acolhidas. Depois da Casa Pia encarregou-se da refundação da Casa do Gaiato de Lisboa”, refere a mesma nota, realçando “a coragem” da antiga provedora da Casa Pia no “desempenho das suas funções profissionais” e a “genuidade com que tratava todos com quem convivia”.

Catalina Pestana estava doente há vários anos, tendo a sua situação clínica acabado por se complicar devido a uma infeção hospitalar. Acabou por morrer na na última noite, aos 72 anos.

As cerimónias fúnebres decorrerão no domingo, a partir das 11:00, na Igreja da Cruz Quebrada, Oeiras, seguindo depois para o cemitério de Barcarena.

O velório decorre a partir das 18:00 deste sábado.

{relacionados}