Sinalizadas 26 vítimas de tráfico de seres humanos na zona de Beja

Foram ainda identificados 255 cidadãos estrangeiros em situação de exploração laboral 

Sinalizadas 26 vítimas de tráfico de seres humanos na zona de Beja

O Serviço de Estrangeiros e Fronteiras (SEF) anunciou, este domingo, que sinalizou 26 vítimas de tráfico de seres humanos, na sequência das diligências efetuadas no âmbito da operação Masline, desencadeada na zona de Beja.

O SEF revelou, num comunicado enviado à agência Lusa, que oito das 26 vítimas já foram instaladas em centros de acolhimento e proteção.

"Esta, que foi a maior operação de combate ao tráfico de seres humanos, levou à detenção de seis cidadãos estrangeiros indiciados pela prática dos crimes de tráfico de pessoas, auxílio à imigração ilegal e associação de auxílio à imigração ilegal, a quem foi aplicada a medida de coação de prisão preventiva", lê-se no comunicado

Na sequência da operação do SEF na zona, foram ainda identificados 255 cidadãos estrangeiros em situação de exploração laboral. 

"Atenta a vulnerabilidade apresentada por estes cidadãos estrangeiros, o SEF articulou, desde logo, com a equipa multidisciplinar especializada daquela região, o apoio necessário em termos de alojamento e alimentação aos cidadãos identificadas durante a operação", é referido no documento.

No quadro do Plano Nacional de Ação para a Prevenção e o Combate ao Tráfico de Seres Humanos, foram estabelecidos mecanismos de cooperação com entidades municipais e sociais, na zona, para que fosse providenciada aos cidadãos identificados a satisfação das suas necessidades básicas.

No decurso das diligências do SEF, seis pessoas, de nacionalidade romena, foram detidas, na passada terça-feira, e após terem sido presentes a tribunal para primeiro interrogatório judicial, foi lhes imposta a prisão preventiva, a medida de coação mais gravosa.