Há ainda mais de 11 milhões de notas de escudo por trocar

A dois dias do euro comemorar o 20.º aniversário, portugueses e estrangeiros guardam cerca de 11,5 milhões de notas que ainda podem ser trocadas na tesouraria do Banco de Portugal

No primeiro dia do ano, o euro comemora o 20.º Aniversário, 16 anos em Portugal, mas alguns cidadãos ainda não disseram adeus ao escudo. O Banco de Portugal estima que existam mais de 11,5 milhões de notas não prescritas, ou seja, que ainda podem ser trocadas nas tesourarias, na posse de portugueses e estrangeiros num valor total de mais de 96 milhões de euros. O valor é alto, mas segundo o regulador se forem contabilizadas as notas que já não se podem trocar este será superior.

Dados do final do ano passado, em que o regulador disse terem ficado por trocar mais de 15 milhões de notas, um total de mais de 106 milhões de euros, indica que os portugueses trocaram perto de quatro milhões de notas ao longo deste ano, no valor de aproximadamente dez milhões de euros. Um valor inferior ao que tinha sido registado o ano passado em que foram trocadas mais de 137 milhões de notas de escudos, devido sobretudo ao fim do prazo de 20 anos para a troca de algumas notas. 

A maior parte das notas, mais de quatro milhões, correspondem a 10,9 milhões de euros e são as de 500 escudos chapa 13. Segue-se a nota de mil escudos chapa 13 com valor equivalente a 18,7 milhões de euros em mais de três milhões de notas e as notas de dois mil escudos chapa 2, uma vez que na mão dos cidadãos estima-se que estejam cerca de 1,7 milhões e que perfazem um total de mais de 17 milhões de euros. Quanto às notas de maior valor, estarão na mão dos cidadãos cerca de 1,34 milhões de exemplares de cinco mil escudos chapa três, num total de mais de 33 milhões de euros e 332 mil notas de mil escudos, num total de mais de 33 milhões de euros. 

Quanto às moedas, os cidadãos tiveram um espaço de um ano para trocar as moedas de escudo, durante 2002, e até ao final desse prazo foram entregues ao Banco de Portugal cerca de 284 milhões de notas, correspondentes a 5,3 mil milhões de euros. Desde dia 31 de dezembro de 2002 até 26 de dezembro, foram trocadas 5,5 milhões de notas, um total de 78,3 milhões de euros. Segundo os mesmos dados, ficaram por trocar mais de 184 milhões de euros em moedas de escudo.