Donald Trump elogia “grande discurso” de Bolsonaro

Trump congratulou o discurso de tomada de posse do novo presidente do Brasil. Bolsonaro agradeceu.  

"Parabéns ao Presidente Jair Bolsonaro, que acabou de fazer um grande discurso de tomada de posse – os EUA estão consigo!", escreveu o Presidente dos Estados Unidos pouco depois de Jair Bolsonaro ter terminado o discurso em Brasília.

Bolsonaro respondeu de pronto: "Senhor Presidente Trump, agradeço suas palavras de apoio. Juntos, sob a proteção de Deus, traremos mais prosperidade e progresso para nossos povos!".

O 38º Presidente Brasileiro tomou hoje posse em Brasilia numa cerimónia rodeada de medidas de segurança sem precedentes. Nas ruas, o clima era de júbilo entre os apoiantes.

No discurso de pouco mais de 10 minutos, Jair Bolsonaro começou por "agradecer a Deus estar vivo" e defendeu querer "restaurar a pátria, libertando-a definitivamente do jugo da corrupção, criminalidade, irresponsabilidade económica e submissão ideológica".Bolsonaro reafirmou a promessa eleitoral de liberalizar o uso e porte de arma, referindo:

"O cidadão de bem merece dispor de meios para se defender, respeitando-se o referendo de 2005, quando [o povo brasileiro] optou nas urnas pelo direito à legítima defesa", afirmou. "Reafirmo o meu compromisso de construir uma sociedade sem discriminação ou divisão”, assegurou, recordando que a bandeira brasileira tem as palavras “Ordem e Progresso” inscritas