Sindicato diz que Carris é “corresponsável” por descarrilamento do elétrico 25

“Os tripulantes da Carris fazem o seu melhor em prol da população que servem com grande dignidade e profissionalismo”

O Sindicato Nacional dos Motoristas (SNMS) referiu esta quarta-feira que a Carris é “corresponsável” pelo descarrilamento do elétrico da carreira 25 no dia 14 de dezembro, em Lisboa, e acrescenta que a empresa teve um comportamento “negligente”.

Depois de na última semana a Comissão de Inquérito revelar que um erro humano havia originado o acidente e que o guarda-freio iria ser alvo de um processo disciplinar por não ter respeitado a sinalização específica e não ter acionado de forma correta os sistemas de frenagem, o SNM emitiu agora um comunicado onde diz esperar que o guarda-freio sirva de “bode expiatório" do acidente.

"A eventual inexperiência do guarda-freio, aliada ao comportamento negligente ou doloso da Carris, por esta não ter procedido à revisão do manual de formação contínua do guarda-freio, por não ter reforçado a quantidade necessária de inspetores, no sentido de potenciar e reforçar a formação e a inspeção dos locais, e por nada ter feito no sentido de verificar se, efetivamente, existia ou não um desrespeito generalizado da sinalização pelos tripulantes, concorreu de forma definitiva para o acidente por inércia", refere o sindicato no comunicado citado pela agência Lusa.

"O Governo mudou, mas a inércia parece ter ficado. O mal que o Governo anterior fez à Carris não pode nem deve servir para desresponsabilizar o atual Governo e a Câmara Municipal de Lisboa, pois nesta matéria ambos têm responsabilidades", acrescenta.

O Sindicato Nacional dos Motoristas refere ainda que "os tripulantes da Carris fazem o seu melhor em prol da população que servem com grande dignidade e profissionalismo", e que estes profissionais "não aceitam que alguém com responsabilidades na Carris venha agora afirmar publicamente que os tripulantes da Carris são desrespeitadores das regras mais elementares".

"A Carris é uma empresa segura e são os tripulantes que fazem da Carris uma das empresas mais seguras do mundo. É aquela que tem a menor sinistralidade rodoviária e de menor gravidade. Facto que deveria ser enaltecido por todos, a começar pela própria Carris", refere a nota.

Desta forma, o sindicato diz esperar “serenamente o desenrolar dos acontecimentos" e que a Carris "seja célere e, acima de tudo, imparcial com as conclusões que irá retirar".

Recorde-se que o descarrilamento do elétrico da carreira 25 causou dezenas de feridos.