Caso Urban Beach. Julgamento arranca em fevereiro

Arguidos são acusados de tentativa de homicídio de dois jovens, que foram agredidos perto do estabelecimento noturno

Os três antigos seguranças da discoteca Urban Beach, em Lisboa – acusados de tentativa de homicídio de dois jovens que foram agredidos junto das imediações da discoteca – vão começar a ser julgados já no próximos mês. 
A primeira sessão está agendada para dia cinco de fevereiro às 9h15. Estão também já marcadas duas outras sessões que darão continuidade ao julgamento: 12 e 19 de fevereiro, por volta das 10h30, revelou Linda Alagoinha, advogada de uma das vítimas, à Lusa.

Os três arguidos requereram a abertura da fase de instrução – que arrancou em setembro do ano passado. Num dos pedidos, a defesa de um dos arguidos pedia para que fosse dada como “nula” ou “inexistente a prova consubstanciada no vídeo (e respetivos fotogramas)” junto aos autos, “fruto da gravação ilícita com telemóvel”. Pedia ainda para que o arguido não fosse a julgamento pela prática do crime de homicídio qualificado na forma tentada, pelo qual foi acusado pelo Ministério Público (MP), “determinando o arquivamento dos autos”.

Contudo, em novembro de 2018, a juíza de instrução Cláudia Pina decidiu que os arguidos iriam a julgamento “nos exatos termos” da acusação.

O caso remonta a 1 de novembro de 2017. Os arguidos estavam de serviço na discoteca da capital quando foram informados sobre um grupo composto por quatro pessoas, do qual faziam parte as duas vítimas, que estava a incomodar os clientes que se encontravam numa rulote de comida situada na mesma zona que o estabelecimento noturno. 
De acordo com a acusação, os ex-seguranças dirigiram-se até à rulote e confrontaram o grupo, acabando por espancar dois jovens – que, na altura, deram entrada nas urgências do Hospital São José, em Lisboa, com vários traumatismos, lesões e fraturas.