DECO alerta para secadores de cabelo “perigosos”

Dois equipamentos falharam nos testes de segurança da entidade

A DECO Proteste testou alguns secadores de cabelo que se encontra à venda no mercado e, dessa análise, dois equipamentos chumbaram por se revelarem perigosos: o secador de cabelo Becken BPHD 2663 e o Selecline 871466/RW807B.

A entidade aconselha os consumidores a devolver os aparelhos às lojas onde foram comprados e a pedir o reembolso.

“Quem tem o secador de cabelo Selecline 871466/RW807B deve devolvê-lo nos supermercados Jumbo. O Grupo Auchan, responsável pela comercialização da marca, assegura que vai devolver a totalidade do valor pago pelo aparelho, chumbado no nosso teste por se revelar perigoso”, refere a DECO numa nota partilhada no seu site oficial.

Segundo a plataforma de defesa do consumidor, este aparelho incendiou-se  durante um teste realizado em laboratório.

“O Selecline 871466/RW807B incendiou-se porque a temperatura no interior subiu quando reduzimos a velocidade do motor e o fluxo de ar emitido pela ventoinha, simulando uma eventual avaria ou desgaste do motor. A venda do modelo foi suspensa nas lojas físicas e online, enquanto o Grupo Auchan aguardou os resultados de novos testes da marca. O modelo acabou por ser retirado do mercado”, lê-se.

Também no passado mês de outubro, o secador de cabelo Becken BPHD 2663 foi retirado das lojas físicas e online em Portugal e Espanha, e recolhido pela Worten, depois de chumbar no teste ao revelar “falhas de segurança”.

“Em laboratório, o aparelho começou a incendiar-se perante um bloqueio do motor. Pela primeira vez, a Worten decidiu recolher um produto que apresentou falhas graves nos testes efetuados pela DECO PROTESTE”, explica a associação, acrescentando ainda que, segundo a Worten, “quem apresentar o comprovativo de compra, recebe o valor total pago pelo produto, através do mesmo meio de pagamento (…)Quem já não tem o comprovativo de compra também pode devolver o secador. Mas, neste caso, a Worten vai reembolsar o valor correspondente ao último preço de venda do produto, 19,99 euros”.

Na mesma nota, a  DECO revela ainda que estes não são os únicos secadores de cabelo a falhar no teste à segurança elétrica.

“Encontrámos outros dois produtos perigosos: Rowenta CV5384 e Taurus Alize Evolution 2200”, refere a entidade. Contudo, as empresas ainda não retiraram os aparelhos em questão do mercado.