JSD quer estudantes isentos de taxa turística

A líder da JSD, Margarida Balseiro Lopes, considera a situação “inaceitável” e espera que seja alterada pela Câmara de Lisboa

A JSD questionou a Câmara de Lisboa por cobrar a taxa turística de dormida a estudantes. Numa pergunta à autarquia, os sociais-democratas querem saber por que razão os alunos não estão isentos desta taxa, que aumentou este ano de um para dois euros.

No texto, a juventude partidária refere que a situação lhes foi reportada por alunos que estão deslocados em Lisboa a estudar no Ensino Superior e que acabaram por encontrar uma solução de habitação “economicamente suportável em hostels e alojamento local”, depois de não terem tido vaga em residências universitárias e tendo em conta os “preços proibitivos no mercado de arrendamento”. 

Para a líder da JSD, Margarida Balseiro Lopes, a situação “é inaceitável”. “Já não basta a um estudante não ter vaga numa residência universitária nem ter as dificuldades de um mercado de arrendamento sem apoio a estudantes ainda é obrigado a pagar taxa turística para estudar no ensino superior. Espero que a câmara municipal tenha a decência de alterar esta situação”, afirmou ao Público.