Mário Soares morreu há dois anos. Marcelo recorda “os valores de vida” do antigo Presidente da República

 Mário Soares morreu no dia 7 de janeiro de 2017, aos 92 anos

Mário Soares morreu há dois anos. Marcelo Rebelo de Sousa recordou o antigo Presindete da República e defendeu que os seus valores de vida “são hoje mais importante do que nunca”.

“Evoco sentidamente a personalidade do Dr. Mário Soares no segundo aniversário do seu falecimento. A sua memória é a memória de um cidadão empenhado na causa da liberdade e da democracia, que corajosamente lutou, antes e depois do 25 de abril de 1974, por um Portugal mais justo e mais solidário, mais desenvolvido", lê-se numa mensagem assinada por Marcelo rebelo de Sousa no site da Presidência da República.

Marcelo lembrou ainda que “Mário Soares foi um europeísta convicto, que se bateu até ao fim da sua existência em defesa dos princípios fundadores de um projeto comum alicerçado no diálogo, no respeito mútuo e na tolerância”.

“Os valores de vida de Mário Soares, que pôs em prática como homem de cultura, como cidadão e como estadista, são hoje mais importantes do que nunca: a salvaguarda dos direitos humanos, o são convívio democrático, a justiça social e a abertura ao outro constituem um património que devemos preservar, hoje e sempre, sendo essa a melhor forma de homenagearmos a memória do Presidente Mário Soares e o seu admirável patriotismo”, acrescentou.

Recorde-se que Mário Soares morreu no dia 7 de janeiro de 2017, aos 92 anos.