Clássico. Leão sem margem para perder

O Sporting recebe esta tarde o FC Porto e uma derrota pode deixar os comandos de Marcel Keizer a 11 pontos dos líderes azuis-e-brancos.

Clássico. Leão sem margem para perder

Sábado, dia de clássico em Alvalade, e muito em jogo, pelo menos para o Sporting, que o FC Porto segue isolado na liderança e possivelmente mais concentrado em atingir uma marca inédita em Portugal – alcançar 19 vitórias consecutivas.

Numa altura em que irá disputar-se a 17.ª jornada da Liga portuguesa são 8 os pontos que separam o conjunto leonino, quarto na tabela, dos comandos de Sérgio Conceição, pelo que uma derrota do conjunto orientado por Marcel Keizer deixaria o leão a 11 pontos  do atual campeão nacional.

Mas, se por um lado, o Sporting chega à tarde de hoje depois de uma derrota (2-1) sofrida em Tondela, a segunda da era Keizer, o dragão aterra, por sua vez, em Alvalade, com a incrível marca de 18 vitórias consecutivas.

Depois de ter vencido o Nacional (3-1), na passada segunda-feira, o plantel azul-e-branco igualou uma marca que até então tinha sido apenas alcançada pelo Benfica de Jorge Jesus.

Agora, e caso consiga vencer o clássico desta tarde, o FC Porto pode tornar-se o primeiro clube em Portugal a registar 19 triunfos consecutivos. A olhar para o ano passado, o encontro entre Sporting e FC Porto, que aconteceu na jornada 8, terminou empatado e sem golos (os azuis-e-brancos venceram, depois, por 2-1, no Estádio do Dragão, na ronda 25). 

Uma derrota de Sérgio Conceição e companhia deixaria, naturalmente, o pódio da Liga portuguesa ao rubro.

Ora, imaginemos: se o FC Porto sair da capital portuguesa com os mesmos 42 pontos com que irá chegar, o Benfica poderá ficar a quatro pontos dos azuis-e-brancos. Mas para isso os encarnados terão que ter vencido na noite de ontem o Santa Clara nos Açores, encontro que terminou já depois do fecho desta edição.

Além de reduzir a distância para o líder, um triunfo dos comandados de Bruno Lage colocaria, desde logo, a águia na vice-liderança já que o Braga derrapou na noite de quinta-feira em Portimão (1-1), no jogo inaugural desta ronda. De resto, uma vitória do conjunto leonino permitiria ainda que o Sporting chegasse aos 37 pontos, os mesmos que apresenta agora o conjunto minhoto às ordens de Abel Ferreira, ficando ambos, por sua vez, apenas a um do clube da Luz.