Espanha deverá sair do procedimento por défice excessivo

Mas mesmo que deixe de haver países sob procedimento por défice excessivo, Pierre Moscovici garantiu que vai continuar a “seguir de perto” a situação orçamental de Itália, França, Grécia e Espanha.

 A Espanha deverá sair do procedimento por défice excessivo já em março. A garantia foi dada pelo comissário europeu dos Assuntos Económicos e Financeiros, Pierre Moscovici. “Viramos assim a página muito dolorosa da crise de 2008 e dos défices excessivos provocados pela crise financeira de 2008”, afirmou, referindo-se ao facto de a Espanha ser o último país da zona euro ainda sob procedimento por défice excessivo (PDE).

Mas mesmo que deixe de haver países sob procedimento por défice excessivo, responsável garantiu que vai continuar a “seguir de perto” a situação orçamental de Itália, França, Grécia e Espanha.

O objetivo para 2018 era de 2,2%, mas o governo liderado por Pedro Sánchez reviu em alta a meta, para 2,7%, ainda assim abaixo da “fasquia” dos 3% do PIB prevista no Pacto de Estabilidade e Crescimento.

Em 2011, no “pico” da crise, 24 dos 28 Estados-membros da União Europeia encontravam-se sob procedimento por défice excessivo, entre os quais Portugal, cujo PDE foi encerrado em julho de 2017, ao cabo de oito anos.

Mas mesmo que deixe de haver países sob procedimento por défice excessivo, o executivo comunitário vai continuar a “seguir de perto” a situação orçamental de Itália, França, Grécia e Espanha.