“Esta é uma fase em que eu e o Manel precisamos deste silêncio”

Cristina Ferreira fala sobre audiências, Goucha e o seu antigo programa

Na entrevista que deu ao jornal Público, Cristina Ferreira falou sobre o seu percurso profissional, a relação com Manuel Luís Goucha, a forma como os antigos colegas estão a lidar com esta nova fase, a polémica em torno do telefonema de Marcelo e aproveitou para deixar um ‘recado’ ao seu antigo programa ‘Você na TV’ e à escolha dos conteúdos apresentados no mesmo.

O telefonema do Presidente da República no primeiro programa de Cristina Ferreira na SIC foi logo dos primeiros temas a ser abordado. A apresentadora garantiu que nada foi combinado e disse ter ficado com “pena” que Marcelo tenha sido tão criticado por ter ligado para o programa.

“Foi criticado e eu tive uma pena imensa que as pessoas tivessem essa reação, como se ele me tivesse privilegiado em detrimento dos outros, isto quando ele tinha dado uma entrevista ao Manel [Luís Goucha] na semana anterior; como ele já ligou duas ou três vezes para o programa da Fátima Lopes A Tarde é Sua; ou para a RTP muitas vezes. Acho que o “efeito Cristina” é que teve esta reação por parte da imprensa. Porque em todas as outras vezes que ele ligou para programas de TV nunca se fez uma notícia”, explicou ao Público.

“O professor Marcelo é assim, é mesmo afetuoso e gosta de deixar marca nas pessoas. Nós é que somos um país que não entende as coisas da forma mais ligeira como devem ser entendidas. Ali era apenas um amigo, uma pessoa que tem respeito pelo meu trabalho e pela forma como estou na televisão e na vida. Achou que eu merecia este miminho. Só o entendo dessa forma e vou guardar para o resto da vida este gesto”, acrescentou.

Quanto à guerra de audiências, Cristina lembrou que só dois anos depois de ter chegado ao ‘Você na TV’ é que o programa da TVI começou a liderar (e assim o fez durante os 12 anos seguintes). Questionada sobre se já tinha contactado Manuel Luís Goucha desde a estreia na SIC, a apresentadora disse que ainda não o tinha feito e que sabia que este era um momento mais frágil para ambos: “Eu estou na posição mais difícil: sou eu que estou a ganhar que vou ligar? Sempre disse que o que perder vai ficar triste nesta fase. É inevitável. Nós os dois estávamos habituados a ganhar juntos. Portanto, se eu perder, vou ficar tristíssima, como eu sei que o Manel só pode estar. Nenhum de nós quer perder. Eu sei que há tristeza do outro lado mas não tenho de ser eu a dizer [faz o gesto do telefone com os dedos junto ao ouvido e uma careta tristonha] “Atão, tás triste?” Não é? Não sou eu que vou dizer isso…”.

“O Manel é das pessoas mais importantes da minha vida para sempre. Ponto. Mas acho que temos de respeitar as fases do processo e esta é uma fase em que os dois precisamos deste silêncio de parte a parte”, acrescentou.

{relacionados}

Cristina Ferreira falou ainda sobre a última polémica em torno do ‘Você na TV’. Questionada sobre se convidaria Mário Machado para o seu programa, a apresentadora foi direta ao assunto: “Até hoje, no meu percurso profissional, nunca pensei em ter Mário Machado como meu convidado, portanto, não o teria trazido a um programa meu”.

“Temos de ter algum cuidado com os convidados que escolhemos. Mas acho que de alguma forma têm de ter [espaço]. Temos de ouvir toda a gente. Não podemos é deixar que quem nos ouve não tenha acesso ao perigo de algumas palavras que são ditas. Temos de explicar o porquê de algumas daquelas ideias ou conceitos já estarem ultrapassadas. Um pouco como as touradas… Com a questão de Salazar, por exemplo, temos de perceber por que é que a maior parte das pessoas com mais de 60 anos tem alguma saudade de Salazar. E podemos fazer esse trabalho de mostrar por que é que boa parte dessas pessoas diz que tem saudades daquilo. Mas também é preciso explicar o que mudou, como a vida era antes e como é agora; e por que é que agora é melhor que antes”, acrescentou.