“Chovem” aranhas do céu no Brasil | VÍDEO

Fenómeno foi captado por um adolescente de 13 anos 

As imagens que mostram vários pontos pretos no céu estão a tornar-se virais, depois de serem partilhadas nas redes sociais. O fenómeno raro não é nada mais nada menos do que uma “chuva de aranhas”.

A cena que conquistou recentemente a Internet foi filmada por um adolescente de 13 anos, na zona sul do Estado de Minas Gerais, no Brasil.

João Pedro Martinelli conseguiu registar o fenómeno, que estava a cobrir grande parte da quinta dos seus avós, enquanto estava no carro com a sua família.

Segundo os biólogos, esta “chuva de aranhas” é classificada como típica da região. Em declarações ao The Guardian, Adalberto dos Santos, professor de biologia especialista em aracnologia na Universidade Federal de Minas Gerais explicou que em causa não estão as aranhas, mas sim as teias gigantes que estas constroem – mecanismo utilizado para caçar.

As aranhas, da espécie parawixia bistriata fazem uma teia comum que é tão fina que se torna quase impossível observar a olho nu. Desta forma, cria-se a ilusão de que as aranhas estão a flutuar.

Segundo o professor cada teia pode ter até quatro metros de comprimento e três de espessura.

Apesar de ser um fenómeno que pode causar alguma estranheza e medo, o veneno desta espécie não é perigoso para o Homem.

Jercina Martinelli, avó do autor do vídeo, garante que "havia muito mais teias do que aquelas que se veem no vídeo” e acrescenta que o fenómeno acontece sobretudo “ao pôr-do-sol de dias mesmo muito quentes".