“Este é o melhor homem que consegue ser?”. Novo anúncio da Gillete gera polémica | VÍDEO

Número de pessoas que não gostaram do anúncio no Youtube é cerca de quatro vezes superior ao número de pessoas que gostou

O novo anúncio da marca de barbear Gillette está a gerar polémica. O vídeo, que já conta com mais ‘dislikes’ do que ‘likes’ no Youtube, aborda temas como o machismo, o assédio sexual e o movimento #metoo.

“Este é o melhor homem que consegue ser?”, é esta a questão de arranque do anúncio que, seguidamente, mostra várias imagens de filmes e episódios do quotidiano que retratam situações de machismo, sexismo e assédio sexual com base no movimento #metoo.

A Gillete termina o anúncio com o slogan “Porque os rapazes que vemos hoje serão os homens de amanhã” e ilustra o mesmo com várias cenas em que os pais dão o exemplo aos filhos.

Apesar de haver elogios, várias foram as figuras públicas que decidiram criticar o anúncio da marca de barbear. Há mesmo quem ameace um boicote à empresa por considerar que em causa está uma “propaganda feminista”.

Em declarações à CNN, Pankaj Bhalla, diretor de marca da Gillette na América do Norte, garantiu que estava à espera de “um debate” e defende que o objetivo é que os pais possam mostrar o anúncio aos seus filhos.

“Nós esperávamos um debate. Na verdade, a discussão é necessária. Se não debatermos e não falarmos sobre isso, não haverá uma mudança real”, afirmou.

Para realizar o anúncio, a Gillette refere que realizou vários questionários a homens e que consultou vários estudos sobre a masculinidade e especialistas.

O diretor de comunicação da marca defendeu que o vídeo “não trata de masculinidade tóxica” e que o objetivo é passar a ideia de que “o principal inimigo é a inação”.

Muitas das reações ao anúncio foram partilhadas através do Twitter.

O jornalista britânico Piers Morgan, que admite ser consumidor da marca, chega mesmo a afirmar que a publicidade o pode afastar para uma empresa concorrente “menos empenhada em alimentar este patético ataque global à masculinidade”.  

“Um anúncio de barbear escrito por uma feminista de cabelos rosados é quase tão eficaz quanto um anúncio de tampões escrito por homens de meia idade”, escreveu na rede social o comentador político canadiano Ezra Levant.

Contudo muitos consideraram a iniciativa “fantástica” e defendem mesmo que os homens que querem boicotar o anúncio estão apenas a provar o principal tema da publicidade ao mostrarem “a maneira de não ser o melhor homem que podem ser”.

Veja o anúncio.