“Vivemos tempos de intimidação da democracia”, alerta Ferro Rodrigues

Presidente da Assembleia da República falava durante a abertura do novo ano judicial

“Vivemos tempos de intimidação da democracia”, alerta Ferro Rodrigues

O presidente da Assembleia da República afirmou esta terça-feira, durante a abertura do novo ano judicial, que é preciso "melhorar a qualidade" da democracia, protegendo de ameaças como o terrorismo e ideologias que fomenta o racismo e a xenofobia.

"Vivemos tempos de intimidação da democracia, quer através de ações terroristas, quer através do ressurgimento de ideologias, que julgávamos desacreditadas, fomentadoras de ódio, xenofobia e racismo", disse Ferro Rodrigues esta terça-feira, no Supremo Tribunal de Justiça.

{relacionados}

O presidente da AR alertou ainda para a existência de “políticos populistas” que, mesmo em democracias sólidas, “não se coíbem de glorificar ideias iliberais e patriotismos unilateralistas". Ferro Rodrigues admitiu que existem "insuficiências" no nosso sistema democrático, mas que é preciso continuar a trabalhar para “protegê-lo das ameaças e dos ataques que nos dias de hoje assumem proporções inquietantes”.

No dia em que o Parlamento britânico vota  o acordo do Brexit, Ferro Rodrigues aproveitou para deixar um alerta em relação ao que se passa em alguns países que fazem parte da União Europeia, onde é colocada “em causa a separação de poderes”.