Refugiados. Chegou hoje a Portugal o segundo grupo proveniente do Egito

Grupo de pessoas faz parte do Programa Voluntário de Reinstalação do Alto Comissariado das Nações Unidas para os Refugiados (ACNUR).

“Chegaram hoje a Portugal 23 pessoas ao abrigo do Programa Voluntário de Reinstalação do Alto Comissariado das Nações Unidas para os Refugiados (ACNUR), a partir do Egito.”, informou o MAI, em conjunto com a Ministra da Presidência e da Modernização Administrativa, em comunicado à imprensa.

O grupo é constituído por 15 adultos e oito menores (acompanhados), com idades compreendidas entre os 20 e os 55 anos. No caso dos menores, a maioria tem idade inferior a 16 anos.

O grupo vai ser acolhido pela Cruz Vermelha Portuguesa em vária zonas do país, como é o caso de Elvas, Gondomar, Olhão, S. João da Madeira e Vila Viçosa.

“A reinstalação consiste num processo de seleção e transferência de refugiados, já  reconhecidos pelo ACNUR, de um país terceiro considerado o primeiro país de asilo, para outro Estado”, pode ler-se na mesma nota.

Recorde-se que em dezembro do ano passado, chegaram a Portugal um grupo de 33 pessoas que, em julho, “integrou a missão de seleção realizada por uma equipa conjunta do Serviço de Estrangeiros e Fronteiras (SEF) e do Alto Comissariado para as Migrações (ACM) naquele país”