Autoeuropa testa transporte de comboio

Fábrica de Palmela vai transportar 150 automóveis num comboio para o porto espanhol de Santander.

 A Autoeuropa vai transportar 150 automóveis num comboio para o porto espanhol de Santander. Trata-se de uma medida experimental e tem como objetivo avaliar a viabilidade deste serviço de transporte por via ferroviária, em alternativa ao Porto de Setúbal.

O comboio vai contar com 15 vagões porta-automóveis de dois pisos, revelou a Medway.

“Estamos a fazer um primeiro comboio, a pedido da própria Autoeuropa e da Volkswagen, para transportar 150 automóveis até ao Porto de Santander. Trata-se de um teste, confesso que neste momento não temos nenhuma indicação da Autoeuropa se é para continuar. O que nos dizem é que querem fazer um teste e que gostariam de experimentar isto para dar alguma regularidade a este serviço, mas não temos nenhuma confirmação concreta”, afirmou Carlos Vasconcelos à Lusa.

Fonte oficial da Autoeuropa confirmou apenas estar em curso “um teste para confirmar a viabilidade” do recurso à ferrovia para transporte, até ao Porto de Setúbal, dos veículos produzidos na fábrica de Palmela.

Segundo a empresa, em tempos, os automóveis fabricados na Autoeuropa eram transportados por via ferroviária para o Porto de Setúbal, mas atualmente esse transporte é feito por via rodoviária, sendo o objetivo deste “teste” avaliar a “viabilidade” de um regresso à utilização da ferrovia.