Internacional

Número de desaparecidos em naufrágio ao largo da costa líbia sobe para 114

Naufrágio foi reportado por ONG alemã na sexta-feira. Marinha italiana resgatou três dos ocupantes com vida e registou a morte de outros três.

O número de migrantes desaparecidos num naufrágio a 50 milhas da costa da Líbia aumentou dos 20 avançados inicialmente para 114. Segundo a Organização Internacional para as Migrações, três pessoas foram resgatadas com vida; outras três morreram. 

Os três sobreviventes foram resgatados pela marinha italiana e transportados para a ilha de Lampedusa. À agência EFE, Flavio di Giacomo, porta-voz da OIM, disse que segundo esses três sobreviventes a embarcação levava 120 pessoas a bordo. 

Segundo os sobreviventes, citados por Flavio di Giacomo, entre os desaparecidos está uma dezena de mulheres, uma delas grávida, e duas crianças. A maioria dos ocupantes da embarcação que naufragou é originária da Nigéria, Camarões, Gâmbia, Costa do Marfim e Sudão.

O naufrágio foi reportado pela alemã Sea Watch na sexta-feira, nas redes sociais, num post em que a organização não-governamental denunciava a ausência de um programa europeu de resgate no Mediterrâneo. E que, além disso, o barco da ONG espanhola Open Arms se encontrava bloqueado em Espanha pelas autoridades.