Jaime Gama é consultor em empresa de produção de canábis

 Antigo presidente da Assembleia da República explica que foi convidado para integrar o conselho consultivo internacional

Jaime Gama é consultor em empresa de produção de canábis

O antigo presidente da Assembleia da República Jaime Gama faz parte do órgão consultivo internacional da Tilray, empresa que se dedica à produção e distribuição de canábis medicinal e canabinoides.

"A Tilray convidou-me para integrar o seu conselho consultivo internacional, a par de muitas outras individualidades internacionais, e aceitei. Trata-se de uma empresa que exerce atividade autorizada em Portugal e certamente aprecia ter em conta a opinião de quem integrou um governo (1995-2002) pioneiro de novas políticas para debelar a toxicodependência, hoje internacionalmente reconhecidas pelos seus resultados positivos”, explicou Jaime Game ao jornal Público.

{relacionados}

Tendo em conta o debate que tem existido em Portugal em relação ao uso da canábis, o antigo ministro de vários governos socialistas frisou que “dada a dimensão e a exigência desse debate, com base em critérios de ordem ética e científica, e sempre no acatamento de um quadro jurídico nacional e internacional, aceitei esse desafio, para o qual contribuirei com total independência de avaliação.”

Recorde-se que o uso terapêutico da canábis foi aprovado no Parlamento em Junho. A regulamentação quanto à sua utilização foi publicada em Diário da República no passado dia 15. A partir de fevereiro, os médicos poderão prescrever derivados desta planta para fins medicinais. Já a legalização da canábis para uso recreativo foi chumbada na passada sexta-feira.

Segundo o comunicado da Tilray, citado pelo Público, a empresa opera países dos cinco continentes, servindo dezenas de milhares de pacientes. A Tilray já tinha anunciado um investimento de “cerca de 20 milhões de euros até 2020 em Cantanhede, numa unidade de produção de canábis”.