Enfermeiro detido por engravidar paciente em estado vegetativo

A paciente engravidou e deu à luz um rapaz no passado dia 29 de dezembro

Enfermeiro detido por engravidar paciente em estado vegetativo

Um enfermeiro foi detido por suspeitas de ter abusado sexual de uma mulher que estava em estado vegetativo, numa clínica em Phoenix, no estado norte-americano do Arizona. A paciente acabou por dar à luz no passado dia 29 de dezembro.

Nathan Sutherland, de 36 anos, era um dos profissionais de saúde na clínica Hacienda HealthCare que estava responsável pelo tratamento da paciente e suspeita-se que será o pai da criança. Ninguém do pessoal médico tinha conhecimento de que a mulher estava grávida e só quando entrou em trabalho de parto é que se aperceberam da situação.

Foi aberta uma investigação para descobrir como é que a paciente em estado vegetativo engravidou e porque é que a gravidez passou despercebida aos profissionais de saúde.

A clínica fala num “incidente profundamente perturbador”, recusando-se a dar grandes detalhes do caso. David Leibowitz, porta-voz da Hacienda HealthCare, garantiu que a clínica está “completamente comprometida em descobrir a verdade”.

Para evitar que o caso se repita, a clínica já aplicou novas medidas de segurança: os profissionais do sexo masculino passaram a ficar proibidos de entrar sozinhos em quartos ocupados por pacientes mulheres, sendo necessária a presença de um elemento da equipa que seja do sexo feminino.