Quem é Juan Guaidó? O homem que se autoproclamou presidente interino da Venezuela

Entrou na política durante os tempos de faculdade

Quem é Juan Guaidó? O homem que se autoproclamou presidente interino da Venezuela

Até esta quarta-feira, muitas pessoas nunca tinham ouvido falar em Juan Guaidó. Quem é o homem que decidiu fazer frente a Nicolás Maduro?

No que diz respeito à vida pessoal, pouco se sabe. Nasceu em La Guaira, no norte da Venezuela, e é filho de um piloto e de uma professora. Em 1999, passou por um dos momentos mais difíceis da sua vida: Guaidó e a sua família sobreviveram ao deslizamento de terras que destruiu milhares de habitações e matou centenas de pessoas em La Guaira.

Guaidó mudou-se para Caracas para estudar engenharia industrial na Universidade Católica Andrés Bello. Além disso, tirou um curso de administração pública na Universidade George Washington, nos EUA, escreve a CNN.

{relacionados}

Foi durante os tempos de universidade que se tornou politicamente ativo. Foi uma das vozes contra o antigo presidente Hugo Chavez e anos mais tarde, em 2009, fundou o partido político Voluntad Popular ao lado de Leopoldo Lopez, uma das vozes mais ativas da oposição.

Foi eleito deputado suplente na Assembleia Nacional venezuelana em 2011, tornando-se representante deste organismo em 2016. Em 2017 torna-se presidente da Comissão Permanente de Controlo da Assembleia Nacional da Venezuela.Em dezembro de 2018 foi eleito presidente da Assembleia Nacional, cargo que assumiu a 5 de janeiro.