Sociedade

Ministra da Justiça pede “algum equilíbrio e alguma sensatez" após incidentes de vandalismo

Ao longo desta semana, as noites nos distritos de Lisboa e Setúbal têm sido alvo de vários atos de vandalismo e, esta quinta-feira, a ministra da Justiça deixou uma mensagem onde lançou alguns apelos.

Francisca Van Dunem apelou hoje para que haja "algum equilíbrio e alguma sensatez" no que diz respeito aos episódios de vandalismo a que os distritos de Setúbal e Lisboa têm assistido, e pede que "seja possível repor a tranquilidade pública".

"Diria que é importante nestas questões que haja algum equilíbrio e alguma sensatez e que seja possível repor a tranquilidade pública e a paz pública que é indispensável à nossa vida e convivência em sociedade e entre todas as comunidades que integram o espaço nacional", disse a ministra, citada pela Lusa.

A governante falava aos jornalistas à margem do final de uma reunião do Conselho de Ministros, em Lisboa, depois de ser questionada sobre que medidas é que o Governo vai tomar para contrariar esta realidade.

"Sendo questões materialmente de Justiça, do ponto de vista orgânico e institucional são questões do Ministério da Administração Interna", sublinhou Van Dunem.

No final, a ministra da Justiça disse ainda que o executivo vai "prosseguir a política de combate ao racismo, aproximação e integração de todas as comunidades que vivem em território nacional, sejam portugueses, sejam pessoas de origem de outros países e sejam eles quais forem".