Desporto

Miklós Fehér morreu há 15 anos em pleno campo de futebol

Jogador húngaro morreu de ataque cardíaco fulminante enquanto jogava pelo Benfica frente ao Guimarães.

DR  

O Benfica jogava em Guimarães para o campeonato e Miklos Fehér disputava a bola com outro jogador, tendo impedido que este fizesse o lançamento. Acabou por levar cartão amarelo e, sem qualquer reclamação, o húngaro sorriu. O que não se sabia é que este seria o último sorriso antes da sua morte.

Logo de seguida a levar cartão amarelo, Fehér dobra-se e cai desamparado em pleno campo. Rapidamente os colegas de equipa correm em seu auxílio e os médicos correm em sua direção. Foram minutos de desespero e de angústia, tanto para quem via o jogo nas bancadas como quem estava em casa.

Nos minutos a seguir à sua queda, o ar de desespero de Simão Sabrosa, Tiago, Petit e Moreira era visível nas suas caras e muitos choravam compulsivamente por não saberem o que estaria a acontecer.

A equipa médica que se encontrava no estádio fez tudo para salvar o futebolista, mas nada salvou Fehém que morreu no campo de futebol. Ainda chegou a ser levado para o hospital, mas já sem vida.

Apesar da tragédia, a morte do jogador húngarto alertou o mundo do futebol para a necessidade de haver equipamentos como desfibrilhadores nos estádios e em espaços públicos e, graças a isso, já várias vidas terão sido salvas depois disto. 

Fehér morreu no dia 25 de janeiro com apenas 24 anos.