Rutura de barragem no Brasil. Há sete mortos confirmados

Autoridades aconselham moradores a procurar refúgio em pontos altos

Rutura de barragem no Brasil. Há sete mortos confirmados

Uma barragem em Brumadinho, no estado de Minas Gerais no Brasil rebentou, arrastando várias casas. Há sete mortos confirmados e centenas de desaparecidos.

O autarca de Brumadinho, Avimar de Melo, confirmou à Globo que a rutura da barragem matou pelo menos sete pessoas. Além disso, os bombeiros afirmam que cerca de 250 pessoas estão desaparecidas. Os bombeiros revelaram ainda que 90 pessoas foram resgatadas com vida.

Trata-se de uma barragem de resíduos de ferro, que pertence à Mineradora Vale, com capacidade para um milhão de metros cúbicos de resíduos minerais.

Os moradores da zona estão a ser retirados do local e aconselhados a refugiar-se em pontos altos.

A rutura desta barragem ocorre três anos após a rutura de uma outra, também ligada à Mineradora Vale, que rebentou na cidade de Mariana, no estado de Minas Gerais, tendo feito 19 vítimas mortais, e desalojado milhares de famílias.

A rutura em novembro de 2015 provocou uma torrente de lama que destruiu fauna, flora e construções ao longo de 650 quilómetros. A aldeia de Bento Rodrigues, vizinha da barragem, por exemplo, desapareceu completamente do mapa.

Sublinhe-se que a empresa não pagou as indemnizações a que foi obrigada.