Trump anuncia fim do shutdown

Anúncio foi feito durante conferência de imprensa

Trump anuncia fim do shutdown

Donald Trump anunciou esta sexta-feira que a paralisação parcial dos serviços federais norte-americanos – conhecido como shutdown – chegou ao fim.

"Chegámos a um acordo para pôr fim ao shutdown", anunciou o presidente norte-americano em conferência de imprensa.

O acordo é temporário e durante as próximas semanas irão decorrer negociações entre democratas e republicanos. Assim, pelo menos até 15 de fevereiro, os serviços federais irão voltar à normalidade. Isso irá afetar a vida de mais de 800 mil funcionários públicos, que estão com ordenados em falta – o shutdown dura há 35 dias.

{relacionados}

Um dos pontos principais da discussão será a sgeurança na fronteira: "Eles [democratas e republicanos] disseram que são a favor da completa segurança fronteiriça e que reconheceram que barreiras, ou vedações ou muro, o que lhe quiserem chamar, são parte importante da solução", explicou o presidente dos EUA.

Trump avançou para o shutdown por querer que o congresso desse luz verde ao financiamento do muro que prometeu construir na fronteira com o México. Durante a campanha, Trump tinha dito que os custos desta obra ficariam a cargo daquele país.