Turistas filmam detenção em Lisboa e acusam PSP de racismo | VÍDEO

“Sabem o que isto é? Racismo”, acusam as turistas. “Ele só estava a andar, pararam-no e disseram-lhe: ‘tens um ar suspeito’”

Duas turistas filmaram quatro agentes da PSP de Lisboa a detiveram um homem negro, que segundo as próprias não estava a fazer nada.

“Ele só estava a andar”, diz uma das mulheres, no vídeo, partilhado nas redes sociais.

"Sabem o que isto é? Racismo", acusam as turistas. "Nós vimos tudo desde o principio. Ele só estava a andar, pararam-no e disseram-lhe: ‘tens um ar suspeito’", diz uma das turistas e outra mulher responde: "Sim, porque é negro".

O homem insiste que não fez nada e que só quer ir jantar com o filho. Num vídeo captado imediatamente antes da imobilização e detenção, também publicado nas redes sociais, o homem dá a entender que já não é a primeira vez que é interpelado na rua pela PSP. ”Já estou farto. É porque eu sou preto. É porque eu tenho rastas?”, diz.

No segundo vídeo, filmado pelas turistas, o homem já está rodeado por quatro agentes que o estão a revistar e que o tentam imobilizar, para o levarem detido, o que acaba por acontecer. "São precisas quatro pessoas para revistar uma pessoa?", pergunta uma das mulheres.  

Contactada pela Sábado, a PSP disse ainda não ter conhecimento do caso e remeteu declarações para mais tarde.

Recorde-se que o vídeo surge em pleno debate sobre o racismo e violência policial na sociedade, na sequência da intervenção da PSP no Bairro da Jamaica, no domingo dia 20 de janeiro, e de outras ações que se seguiram, entre protesto e atos de vandalismo.