Como tornar as crianças super heróis da ecologia

As crianças vão ser o futuro e é nelas que está a esperança de tomarem conta do mundo e da natureza, sendo mais ecológicas.

Quando ensinamos as crianças sobre sustentabilidade, ensinamos também sobre o respeito. Ensinamos a respeitarem a natureza, o espaço que as envolve, as opções que tomam. Ensinamos que, acima de tudo, as acções que elas decidirem tomar, têm impacto na vida e na natureza.

Como qualquer matéria de educação, deve começar em casa e não nas escolas. Há pequenos ensinamentos que pode ir passando para criar nas crianças uma mentalidade de preocupação com o ecossistema.

Deixamos aqui 5 dicas para tornar os seus filhos super heróis da ecologia:

1. Explique a importância de cada acto e a sua consequência. Assim se cria desde cedo a consciência para o impacto ambiental. Ensine o conceito dos 3 R’s: Reduzir, reutilizar, reciclar.

2. Reduzir o consumo de água e electricidade. Se souberem a importância da água, podem perceber por que se deve fechar a torneira a lavar os dentes e que os banhos devem ser curtos. Deixando um balde à chuva, podem reutilizar a água para depois regar plantas interiores. Assim é mais fácil explicar como pode ser feito o aproveitamento da água e o seu ciclo. Em relação à electricidade, ensine desde cedo que as luzes devem ser apagadas quando não estão a ser utilizadas. Explique que a electricidade é um recurso e uma energia viva que deve ser poupada;

3. Reciclagem. Faça da reciclagem em casa um jogo para que as crianças participem e crie nelas a responsabilidade da tarefa que é separar o lixo;

4. Plantas em casa. Explique conceitos como a agricultura, a escassez de alimentos, e que tudo tem uma ligação: a água, a poluição, os alimentos que crescem na terra. Aproveite para plantar uma árvore ou algumas flores e crie a responsabilidade de tomar conta do processo de crescimento da planta. Espreite também este moodboard;

5. Brinque – há inúmeros projectos diy e pequenos crafts com aproveitamento de resíduos e desperdícios. Este pode ser o programa ideal em família e, melhor ainda, o seu filho terá um brinquedo que será muito mais estimado e valorizado do que outros tantos comprados em loja.


A homy é um blog de decoração que se distingue pela aposta na divulgação do design nacional.

Saiba mais em www.homy.pt
#designportugues #madeinportugal #designnacional