Governo anuncia corte de relações com Ordem dos Enfermeiros

“Desde o dia 31 janeiro que a ‘greve cirúrgica’ já levou ao cancelamento de mais de 650 cirurgias”

O secretário de Estado Adjunto da Saúde, Francisco Ramos, suspendeu temporariamente as relações institucionais com a Ordem das Enfermeiros, situação que foi comunicada em reunião com a Bastonária Ana Rita Cavaco e com o vice-presidente, Luís Barreira.

Segundo o Ministério da Saúde, “a decisão tem por base as posições que têm sido tomadas pela Bastonária da Ordem dos Enfermeiros em sucessivas ocasiões e, em particular, no que diz respeito à greve “cirúrgica”, que tem vindo a apoiar publicamente, incentivando à participação dos profissionais”.

“A mais recente greve ‘cirúrgica’ tem vindo a afetar vários centros hospitalares do Serviço Nacional de Saúde e, desde dia 31 janeiro, já levou ao cancelamento de mais de 650 cirurgias”, salienta o Gabinete de Francisco Ramos.

O secretário de Estado Adjunto da Saúde, Francisco Ramos, “considera não existirem condições para dar continuidade às reuniões regulares com a Ordem dos Enfermeiros, dado que a sua bastonária tem extravasado as atribuições da associação profissional que representa”.

Francisco Ramos destaca que “entre elas estão a regulamentação e disciplina da profissão de enfermagem, a garantia do cumprimento das regras de deontologia da profissão e a regulação do exercício da profissão”.

“Como a própria Ordem dos Enfermeiros refere na sua página oficial, cabe aos sindicatos a resposta a assuntos laborais, decorrentes do contrato de trabalho”, explica ainda em nota oficial o secretário de Estado Adjunto da Saúde, Francisco Ramos, acrescentando que “esta suspensão temporária não colocará em causa as relações entre o Ministério da Saúde e os profissionais de enfermagem”.