Como será a cerimónia de batismo do avião com o nome de Zé Pedro?

A homenagem da TAP acontece no ano em que os Xutos celebram 40 anos

A TAP decidiu homenagear Zé Pedro dando o seu nome a um dos novos Airbus A321neo, recentemente recebidos e que passa a integrar a frota do médio curso da companhia. A cerimónia de batismo é já esta sexta-feira, pelas 10h30, no hangar 6 do Campus da TAP e vai contar com vários convidados especiais, além dos outros Xutos & Pontapés e membros da família do guitarrista.

De acordo com o gabinete de comunicação da TAP, citado pelo Público, o nome de Zé Pedro será pintado no avião ao vivo e em tempo real por técnicos de manutenção da companhia aérea. Mas não fica por aqui, o Airbus A321neo vai ter ainda o "X", que simboliza a banda.

A homenagem da TAP acontece no ano em que os Xutos celebram 40 anos, tendo acabado de lançar "Duro", um novo álbum, o último em que o músico fundador dos Xutos ainda participou.

O guitarrista morreu a 30 de novembro de 2017.

A banda não deverá atuar. No entanto, será exibido um vídeo sobre a vida do músico e vai soar uma das letras que Zé Pedro escreveu e que é um dos maiores sucessos da banda “Não sou o único”.

Zé Pedro torna-se o primeiro nome da música moderna a dar nome a um avião da TAP, numa lista onde figuram outras personalidades da música como Guilhermina Suggia, Luísa Todi, Luís de Freitas Branco e Amália Rodrigues. Nas outras artes há nomes que vão de José Saramago a Júlio Pomar, de Luís Vaz de Camões a Manoel de Oliveira, de Malangatana a Fernando Pessoa, de Gil Vicente a Eusébio.

 Agora, o guitarrista dos Xutos vai solar pelos céus portugueses e do mundo.