Sabe quais as profissões que provocam mais dores nas costas? Revelamos-lhe 10

Sofre de dores nas costas? As causas podem ser várias, mas o trabalho é uma das mais provávei

Sabe quais as profissões que provocam mais dores nas costas? Revelamos-lhe 10

De acordo com um comunicado do Spine Center, em 2016 a North American Spine Society (NASS) fez uma lista das dez profissões que mais riscos acarretam para a coluna. O médico ortopedista Luís Teixeira decidiu falar sobre essas profissões e deixou alguns consellhos.

Motoristas

Segundo o ortopedista, citado pelo mesmo comunicado, as profissões que obrigam o trabalhador a passar várias horas atrás de um volante são das mais problemáticas para a coluna. Além de passarem demasiado tempo sentados em posições inadequadas, têm muitas vezes de carregar bagagens ou mercadorias.

O especialista explica que é possível reverter a situação, bastam alguns cuidados. “Ajuste o banco a um ângulo de 100 graus para evitar que as costas estejam mal posicionadas e sente-se perto o suficiente do volante para garantir que os seus cotovelos e joelhos estão ligeiramente fletidos (…) Utilize também uma almofada para dar um apoio extra à zona lombar.”

Dentistas ou Cirurgiões

“Além de passarem demasiado tempo na mesma posição, os dentistas e cirurgiões têm de mudar várias vezes a posição do seu pescoço, virando e torcendo a região cervical, provocando imensa pressão na coluna, além de terem uma postura que exige um posicionamentos prolongados”, explica Luís Teixeira.

O ortopedista aconselha a utilização de  “sistemas de iluminação e ampliação, permitindo um campo de visão mais próximo” e “no caso dos dentistas, se tiverem cadeiras com apoio para os braços, devem utilizá-las de forma a garantir maior suporte aos membros superiores, evitando esforços exagerados”.

Trabalhadores da Construção Civil

Segundo o especialista os esforços que estes trabalhadores fazem diariamente “ provocam demasiada pressão muscular, levando a distensões, entorses e danos mais permanentes, a longo prazo”. O médico pede que se tenha atenção “à forma como pega nos objetos” e aconselha a “distribuir o seu peso uniformemente.

 Trabalho de Escritório

Pode parecer uma profissão mais tranquila do que as outras, mas não se deixe enganar.  “O simples facto de passar o dia sentado a olhar para o computador pode provocar imensos problemas na coluna por se encontrar sempre na mesma posição”, refere o ortopedista. “Opte por fazer intervalos, de hora a hora, levantar-se, realizar alongamentos ou por fazer pausas para atender o telefone enquanto caminha”, diz o médico.

Mãe a tempo inteiro

Ficar em casa a cuidar dos filhos pode também representar problemas para as suas costas. “Andar sempre com uma criança ao colo e com uma mala pesada e carregada de biberons, brinquedos, fraldas e tudo o que o bebé precisa pode forçar muito a coluna”, explica. Desta forma, o médico sugere que “use uma mochila com alças largas e resistentes para transportar tudo o que precisa para o bebé, distribuindo o peso de forma mais uniforme”.

Empregado de Fábrica

Repetir o mesmo movimento vezes sem conta e manter a mesma posição durante longo períodos de tempo pode, segundo o especialista, “causar fadiga e fraqueza muscular, que podem conduzir a lesões graves.” Assim, é recomendado que faça pausas regulares e “endireite a coluna e relaxe os seus ombros”.

Mecânico

O tipo de trabalhos a que um mecânico está sujeito provoca não só dores mas também lesões nas costas”. Assim, o médico aconselha a evitar “esforçar demasiado os músculos, tendões, articulações e ossos em redor de toda a coluna vertebral”.

Empregado de Armazém

“Estes funcionários, ao carregarem pesos tão elevados, estão suscetíveis a sofrer várias lesões repentinas ao nível coluna”, explica. “Teste o peso levantando apenas um dos cantos da caixa… Se for demasiado pesada, peça ajuda a um colega ou use um elevador próprio. Além disso, tenha sempre luvas consigo para ajudar à aderência dos materiais e evitar eventuais quedas, o que também vai proteger as suas mãos”, aconselha o médico.

Enfermeiro

Os enfermeiros estão expostos constantemente a situações que podem provocar grande desgaste. Assim, se é enfermeiro, nas pausas “enrole os ombros, mexa o pescoço e estique os braços para ajudar a aliviar a pressão nestas zonas (…) Se estiver a ter um dia particularmente stressante, procure um sítio calmo onde possa alongar durante alguns minutos para aliviar e reduzir a tensão no corpo”.

Trabalhos Manuais

“Usar ferramentas pesadas como berbequins ou retroescavadoras, repetir as mesmas tarefas e passar o dia a virar e a torcer o corpo não são boas práticas para a coluna”, afirma o especialista.  “Utilize um bom par de sapatos ortopédicos dando conforto e estabilidade ao corpo”, aconselha.