Ténis. Pedro Sousa pela primeira vez no top-100 mundial

O tenista lisboeta de 30 anos é o sexto português a conseguir entrar na elite do ténis mundial

Desta foi mesmo de vez. Depois de muito tempo a perseguir o sonho de entrar no top-100 do ranking ATP, Pedro Sousa conseguiu finalmente esse objetivo esta segunda-feira: o tenista lisboeta de 30 anos, que estava no 102.º lugar na última semana, subiu agora precisamente para a posição 100 do ranking mundial.

Pedro Sousa, que se encontra em Lisboa a recuperar de uma inflamação no cotovelo direito e também de uma entorse num pé, torna-se assim o sexto português a figurar no top-100 mundial, depois de Nuno Marques (o primeiro, em 1991), Frederico Gil, Rui Machado, João Sousa e Gastão Elias. Quase dois anos depois, Portugal volta a ter dois tenistas em simultâneo entre os 100 primeiros – o último a fazer companhia a João Sousa havia sido Gastão Elias, que entretanto caiu muitos lugares (é neste momento 240.º).

Pelo contrário, João Sousa perdeu duas posições, ocupando ainda assim um meritório 41.º posto. O ranking mundial não sofreu qualquer alteração nos dez primeiros classificados, com Novak Djokovic firme na liderança, logo à frente de Rafael Nadal e Alexander Zverev. Na tabela feminina não houve quaisquer mudanças nos primeiros 100 lugares, sendo a japonesa Naomi Osaka ainda líder, seguida da checa Petra Kvitova e da romena Simona Halep.