Invasão de ursos polares em região da Rússia obriga a que seja declarado estado de emergência | VÍDEO

Dezenas de animais já foram avistados e ameaçam a população.

Invasão de ursos polares em região da Rússia obriga a que seja declarado estado de emergência | VÍDEO

As autoridades russas foram obrigadas a declarar estado de emergência numa região do arquipélago de Novaya Zemlya, depois de uma invasão em massa de dezenas de ursos polares.

No total, já foram avistados cerca de 50 animais na cidade de Arkhangelsk e as autoridades estão a pedir à população que tome precauções.

Vários vídeos que já foram divulgados nas redes sociais mostram os ursos polares a andarem em grupo à procura de alimento, sobretudo junto do lixo, refere a Tass. “Estou em Novaya Zemlya desde 1982. Nunca houve aqui uma invasão em massa de ursos polares”, declarou o chefe da administração local, Zigansha Musin.

No entanto, a população sente-se ameaçada e com medo de que estes animais partam para o ataque e estão a começar a mudar as suas rotinas. “As pessoas estão assustadas, têm medo de sair de casa, as suas rotinas estão a ser alteradas e os pais não têm vontade de deixar ir as suas crianças à escola ou ao jardim de infância”, disse também o vice-diretor desta região, Aleksander Minaev.

Em causa estão, de acordo com especialistas, as alterações climáticas. Os ecologistas marinhos dizem que o aquecimento global está a conduzir à extinção desta espécie.